GLOBAL NEWS

Venâncio Mondlane acaba de anunciar a 4ª Etapa da 4ª fase denominada “Manifestação Four by Four”

Venâncio Mondlane anuncia "protesto todo-terreno" com novas estratégias




O candidato presidencial Venâncio Mondlane revelou uma nova abordagem para as manifestações, denominadas de “protesto todo-terreno”. Com duração de sete dias, a mobilização contará com o uso de apitos e vuvuzelas, substituindo as tradicionais panelas. Mondlane também encorajou os cidadãos a documentarem abusos cometidos pelas forças policiais e militares.

Durante uma transmissão ao vivo nesta segunda-feira (02/12), Mondlane avaliou positivamente o progresso da terceira fase da quarta etapa das manifestações, que têm como objetivo exigir transparência e justiça eleitoral. Ele voltou a acusar uma fraude massiva nas eleições realizadas em 9 de outubro de 2024.


“Estamos agora no período que chamamos de ‘quatro por quatro’, ou seja, a quarta fase da quarta etapa das manifestações. Esta nova etapa começa na quarta-feira (04/12) e terá duração de sete dias, encerrando na quarta-feira seguinte (11/12). O número sete é simbólico, é o número perfeito de Deus”, destacou Mondlane. Ele reforçou que as manifestações serão ininterruptas, das 8h às 15h30, com a orientação de interromper todas as atividades durante esse período.




Uma das novidades anunciadas é a descentralização dos protestos, que acontecerão diretamente nos bairros. Mondlane pediu que os manifestantes utilizem seus uniformes de trabalho e exibam cartazes que reflitam suas reivindicações. Além disso, sugeriu que os hinos nacional e africano sejam entoados durante as manifestações.

O uso de panelas, símbolo das fases anteriores, será substituído. “Vamos encerrar a era das paneladas”, afirmou Mondlane, explicando que apitos e vuvuzelas tomarão o lugar. Ele justificou a mudança com bom humor: “As mães estão reclamando que as panelas estão se estragando”. Os apitos deverão ser usados das 21h às 22h como forma de protesto.


Mondlane também direcionou sua mensagem aos artistas, muitos dos quais foram criticados por não se posicionarem ao lado da população. “Se vocês representam o povo, esta é a hora de expressarem, por meio da arte, o estado de espírito do povo”, afirmou. Ele também mencionou o “cancelamento” de influenciadores digitais que, segundo ele, desvirtuam a opinião da maioria.

Por fim, Mondlane reforçou o pedido para que a população registre e compartilhe qualquer arbitrariedade cometida pelas forças de segurança em seus bairros, a fim de aumentar a visibilidade das violações. “Este será o protesto todo-terreno”, concluiu o candidato.

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button